3 rituais diários para fazer com que fechar negócios seja seu novo hábito

Nesse post falarei sobre a preparação para o dia de vendas.Um tema negligenciado por vendedores e especialistas por não olharem para os hábitos do dia-a-dia como um fator fundamental no fechamento de negócios.

É comum diariamente você se preparar para o seu dia de vendas da mesma maneira que qualquer outro profissional faria. Acorda, tomar seu banho,  seu café da manhã, se arruma e sai para trabalhar, para, logo na sequência, atender o seu primeiro cliente indo atrás dele ou esperando-o vir até você.

Mas, ao longo de minha carreira lidando com vendedores, puder perceber (e cultivo isso em minhas sessões de coaching para vendedores) que vendedores de alto desempenho cultivam diariamente hábitos e até mesmo rituais internos que os fazem acreditar em sua capacidade e o empoderam trazendo resultados e sucesso em suas vendas.

Isso funciona para eles como uma maratona para um atleta. Antes do atleta participar da maratona, a primeira coisa que faz é se preparar fisicamente, fazer atividade física, fortalecer a sua musculatura, entrar em forma, se alimentar, dentre outras preparações, para que tenha chances de vencer e consiga chegar até o final de seu desafio.

Compartilho agora com vocês 03 rituais diários, que testei e aprovei com base em minha experiência de trabalho com coaching para vendedores,  os quais qualquer pessoa consegue aplicar e ter resultados eficazes para a sua carreira.

 

Estabeleça por escrito o seu objetivo em vendas

Antes de fazer qualquer coisa, você precisa ter um objetivo em vendas bem claro e bem definido, afinal de contas “Se você não sabe onde quer chegar qualquer lugar está bom” e a falta de um objetivo claro e bem definido pode até explicar os seus resultados atuais em vendas.

Quando você determina um objetivo em vendas e decide que você é capaz de alcançar, a sua mente produtiva encontra uma maneira para conquistar o objetivo decidido. No começo de minhas sessões de coaching com vendedores, percebi que eles odiavam as metas, não acreditavam na importância delas e é por isto que os resultados que eles acabavam obtendo eram sempre inferiores ao  real potencial de cada um.

Então, defina a sua meta pessoal como vendedor. Pode ser o valor para comprar sua próxima casa dando uma entrada  da metade do preço à vista, renovar seu carro, pagar à vista a viagem dos sonhos, etc. A meta deve ser desafiante e precisa estar bem visível para você. Sendo assim, coloque-a como fundo de tela do seu computador, na tela do celular, no espelho do banheiro, um post-it na tela de seu computador, ou seja, mantenha a meta sempre no seu raio de visão. Assim você vai absorvendo a meta de venda e vai ajudando a sua mente produtiva a encontrar a estratégia adequada para atingi-la.

 

Comece o dia com uma forte mentalização positiva

Um fato: você constrói o seu resultado baseado nas coisas que você acredita. Se você acredita que o seu mercado está em crise e que, por mais que você trabalhe não vai conseguir bons resultados em vendas, você realmente vai vender pouco!

Porém se você acredita que mesmo com a crise você tem um produto ou serviço muito bom e que, independente da crise, você vai conseguir achar pessoas que comprem o que você tem a oferecer porque conseguirá fazer as pessoas serem convencidas com seus argumentos de vendas, você realmente vai vender mais!

Então o que estou te falando é que independente da situação do mercado, do bom humor das pessoas…Você produz os resultados de acordo com as suas crenças.

“E como eu faço para criar uma mentalização positiva?

É simples mas precisa de prática diária: após terminar seu café ou no carro, antes de entrar no escritório, feche os seus olhos e imagine que você está atendendo o seu cliente especial ou está atendendo aquele futuro cliente que você tanto almeja. Imagine-se fechando um grande negócio com ele. Também preste atenção aos sentimentos que esta imaginação está proporcionando a você. Quanto mais praticar, mais fácil será para você identificar este sentimento, e ele  será o seu combustível emocional para vender durante todo o dia.

Vale praticar esse exercício também quando alguma notícia ruim chegar até você. Repita essa visualização num momento oportuno, para que você sobreponha o pensamento da notícia ruim desviando seu foco. Faça esta visualização todos os dias, com todos os clientes que você  visitar.

 

Entenda que você não está vendendo nada para seu cliente, apenas o está ajudando a comprar

Esta dica é bem especial e ela talvez vá de encontro aos ensinamentos que você recebeu anteriormente, mas pare um minuto e pense comigo, o que é ajudar o seu cliente a comprar? Qual é a diferença entre fazê-lo comprar algo e ajuda-lo a comprar algo?

Geralmente o cliente compra aquilo que ele acredita que precisa, seja produto, serviço, posição, imagem etc. Por isso, entender o funcionamento lógico do seu cliente é uma das mais poderosas ferramentas que você, como vendedor, pode ter e usar para alcançar as suas metas e objetivos de vendas. Entender a dor do seu cliente é o caminho! Seu produto ou serviço será valorizado pela dor que ele evita ou pelo prazer que ele proporciona ao seu cliente.

Ajudar o seu cliente a comprar significa entender não só a dor que ele sente, mas também o problema que ele quer evitar, e apresentar o seu produto ou serviço como solução para esta dor e para este problema.

Em muitos casos, o cliente chega até você querendo um determinado produto ou serviço tendo em mente que aquilo resolverá seu problema, mas quando você realmente para conversar e fazer algumas perguntas a ele, percebe que outro produto de sua linha o atenderia bem melhor para o problema em questão, do que aquele que ele veio procurar. Quando você consegue fazer isto com elegância e maestria, automaticamente você sai do patamar de preço para o patamar de valor. É por isto que um iPhone custa quase 5 vezes mais que um smartphone comum e mesmo assim é um dos mais vendidos.

 

Conclusão

Lembre-se sempre: Estabeleça um objetivo em vendas, comece o dia com uma mentalização positiva e ajude o seu cliente a comprar. Assim, com toda certeza, você vai conseguir alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.

Um Abraço do Coach.

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