A Corrida Maluca já vai começar ….. Parte 1

Aqui começa a Corrida Maluca.

 

O ano mal começou e a o mundo corporativo já está desperto e ávido por resultados.

Algumas corporações estão fechando os números dos resultados do ano anterior, outras estão montando seus orçamentos para o novo ano.

Algumas estão iniciando na mesma correria do final do ano anterior.

Outras estão tomando fôlego do esforço feito para fechar as metas projetadas.

Bem, nada disto é novidade para ninguém.

Principalmente para o departamento  Comercial.

O Comedor de Pedidos

Nem bem o ano começou e a o monstro comedor de pedidos já está com a boca aberta.

Está esperando o resultado das vendas. A medida que o tempo passa a fome do monstro aumenta para o desespero geral.

É neste momento que damos início a Corrida Maluca bem ao estilo do desenho da Hanna Barbera.

Um desenho animado que muitos de nós assistimos quando criança.

Se você reparar bem os personagens, conseguirá encontrar cada um deles nas equipes de vendas, desde o Dick Vigarista até a Penélope Charmosa.

Assim como no desenho, muitas empresas estão fazendo de tudo para conseguir vender e bater as metas, porém nem sempre estão obtendo os resultados esperados.

É devido ao “salve-se quem puder” que ocorre nesta época é  que eu chamo os movimentos iniciais do ano de Corrida Maluca, quando muitos vendedores saem correndo para todos os lados em busca de “vender” e neste movimento muita gente mete os pés pelas mãos.

Mas como resolver isto?

Simples, basta usar a equação perfeita em vendas.

Equação perfeita? Isto é de comer ou de passar no cabelo?

 A equação perfeita

Nem uma coisa e nem outra.

A equação perfeita em vendas é baseada em três pilares que são muito importantes no tocante aos resultados e na rentabilidade da operação.

Conhecimento         Planejamento

Visitação

Conhecimento: É importante ter conhecimento do mercado e dos produtos que você vende. Vendedor sem conhecimento técnico suficiente a respeito do produto que vende fica sem argumento e  na hora que o cliente aperta no preço. Junte-se a isto o desconhecimento do mercado também, assim, qualquer balela que o cliente conta ele logo cai.

Planejamento: Planejar a sua área de vendas é fundamental para o sucesso, e o processo inicia-se por conhecer os clientes e os prospectos da sua carteira ou região de vendas. Saber se o cliente utiliza o produto que você vende,  quando ele utiliza, de quem ele compra, quais os problemas costumeiros, e principalmente o quanto ele compra, assim você pode classificar o cliente em termos de esforço de vendas, ou seja, quantas visitas fará, quanto tempo vai investir neste cliente e etc.

Visitação: Esta é uma parte fundamental para a venda, sem visitação não tem abertura de cliente, não tem apresentação de produto, não tem relacionamento com os clientes, não tem nada. Quem não é visto não é lembrado. E a maior mentira que o vendedor conta para ele mesmo é que ele é amigo do cliente e que não precisa ficar visitando sempre.

E a Corrida Maluca ?

É sair para vender sem usar a equação acima.

E olha que tem muito vendedor que passa o ano na Corrida Maluca e depois não sabe quais os motivos pelos quais não tem resultados expressivos.

Na continuação deste post eu vou identificar os vendedores de acordo com os personagens, aguarde.

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