Descubra o que o Miguel Gomes pode fazer pela sua empresa!

O que o Miguel pode fazer pela minha empresa?

Desenvolver pessoas tem como o objetivo principal aperfeiçoar as capacidades e motivações dos colaboradores para serem profissionais de sucesso. Neste processo consiste à busca de um perfil dentro do ideal que a empresa deseja.

A constante atualização e qualificação dos profissionais se tornaram requisitos obrigatórios no mercado atual, que se encontra cada vez mais competitivo. Com isso, o treinamento e desenvolvimento de pessoas é hoje um dos fatores primordiais para o sucesso de uma organização.

O desenvolvimento de pessoal tem como propósito estratégico o crescimento e a sustentabilidade das organizações para enfrentar as rápidas mudanças que os tempos atuais e a globalização estão proporcionando, assim com funcionários desenvolvidos, as empresas conseguem buscar o crescimento e até mesmo a manutenção dela na posição de liderança no mercado. Trabalhar o desenvolvimento de pessoas garante o crescimento profissional dos membros e aumenta a satisfação com o trabalho.

Diferença entre Treinamento de Pessoas e Desenvolvimento de Pessoas

O treinamento tem como objetivo impulsionar a eficiência, aumentar a produtividade, elevar os níveis de qualidade, promover a segurança no trabalho e evitar a necessidade de refazer as atividades. Em geral, os resultados de um treinamento são obtidos em curto prazo e são satisfatórios.

O desenvolvimento de pessoas trata-se da capacidade de acumular conhecimentos e informações que podem melhorar efetivamente o desempenho de um colaborador em sua função. A ideia é que o colaborador esteja apto para evoluir os conhecimentos que já possui e para aprender novidades. Todo esse estudo deve estar relacionado à área em que ele trabalha de forma não engessada.

Como o coach pode contribuir?

A ideia é que o processo coaching influencie diretamente na melhoria contínua das pessoas tanto no ambiente profissional quanto o pessoal. O coaching pode ajudar tanto no desenvolvimento quanto no treinamento de pessoas. O método tem ferramentas eficazes que trabalham o autoconhecimento, a inteligência emocional e a psicologia positiva em todos os colaboradores.

O Líder com Coach

O desenvolvimento de pessoas deve sempre fornecer um patamar superior de autoconhecimento. É extremamente necessário trabalhar essa questão em todos os níveis hierárquicos da empresa. Somente líderes e gestores bem resolvidos, pessoal e profissionalmente, poderão formar colaboradores realizados e conscientes de seu papel.

O coach empresarial é a pessoa que se compromete a apoiar alguém com vista em melhorar o seu desempenho e promover o seu desenvolvimento profissional e pessoal. Sendo assim, o líder que auxilia no processo de desenvolvimento de pessoas desempenha um papel de treinador. Ele deve lapidar seus liderados e acompanhar de perto o seu processo de evolução. Veja de que forma um líder pode se tornar um verdadeiro coach para a sua equipe:

  1. Utilizando a disciplina como um instrumento motivacional;
  2. Fazendo uso do feedback para melhorar desempenho e transformar erros em aprendizado;
  3. Trabalhando a escuta e valorizando as ações de seus liderados;
  4. Incentivando o trabalho em equipe.

Os resultados do desenvolvimento de pessoas em organizações podem ser vistos tanto internamente, entre a equipe em si, quanto externamente. Em relação à dimensão interna da empresa. Para ter resultados fora dos padrões, é preciso investir além dos padrões. Isso significa investir no ingrediente principal do negócio: as pessoas. O sucesso de uma organização deve andar junto com o sucesso da equipe.

Então, gostou?

Se este post fez sentido para você me ajude a alcançar mais pessoas, compartilhe ele nas suas redes sociais e me siga também, assim você vai estar por dentro de todo este universo vasto que é o Coaching.

Uma abraços do Coach