Dica #12 Apresentação de produtos em uma loja

Dica #12 Apresentação de produtos em uma loja

Bem, como o próprio nome já diz, esta dica é voltado para lojistas e tenho certeza de que será muito útil para quem trabalha em todos os tipos de lojas.

Normalmente quem trabalha em loja tem um dificuldade maior para ter ações de vendas, e é bem comum encontrar vendedores que acreditam que basta estar na pista de vendas e aguardar a entrada do cliente na loja. Esta é a primeira crença limitante que vou quebrar hoje, pois se você ficar esperando o cliente entrar na loja nunca vai bater as metas de vendas.

O vendedor de loja tem que ter o funil de vendas igual a qualquer vendedor, tem que ter a boca do funil cheio de leads, tem que qualificar os leads em prospects, tem que montar a apresentação dos produtos, boas vitrines físicas para os clientes que passam na frente das lojas, boas vitrines virtuais em  tempos de redes sociais, boas apresentações de produtos em vídeos e com o cliente na loja, bons depoimentos do produto e do atendimento.

Também não podemos nos esquecer das vendas pela internet que hoje estão brigando nariz a nariz com as vendas presenciais e que também requer boas apresentações e um bom esforço nesta disputa do mundo digital.

Apesar de ser relativamente novo este mercado digital ele promete permitir as lojas virtuais uma venda muito maior do que a venda das lojas físicas, conheço algumas lojas virtuais que vendem cerca de 6 vezes mais do que vende a loja física que ancora a loja virtual, ou seja, é um negócio bem prospero para os anos que estão por vir, mesmo para pequenas lojas físicas. Neste caso, a apresentação é tudo.

Quando estiver atendendo o seu cliente dentro da loja,  procure fazer uma apresentação completa para ele,  se você trabalha em um loja de roupas, monte um combo de roupas completo, assim o seu prospect terá uma ideia de como aquela peça que ele esta buscando vai resolver problemas dele. Este tipo de apresentação também vai te ajudar a fazer vendas casadas, o que sem dúvida nenhuma é uma forma de aumentar o seu ticket médio e assim bater as suas metas de vendas.

Se você trabalha em uma loja de eletrônicos, apresente o produto e os acessórios que podem ser agregados e as funcionalidades de cada um dos acessórios e assim por diante.

Se você trabalha com vendas de móveis apresente uma combinação de móveis para o ambiente, é o mesmo princípio da venda casada, levando o seu prospect a ter uma ideia de ambiente na casa dele, isto vende? Sem dúvida nenhuma vende muito mais.

Se você trabalha com venda de automóveis, pode fazer um combo de vendas do veículo com serviços adicionais que o prospect vai precisar, tais como um seguro, um serviço de transferência, entre outros.

Lembre-se, o produto que você trabalha resolve um problema em potencial e por isto você deve fazer as suas apresentações com base no problema que você resolve.

Hoje em dia temos muitas formas de apresentar o produto e você pode usando de criatividade criar mais uma centena de formas para concretizar a sua venda.

Mas lembre-se que Vender não é levar as pessoas ao erro, não é enganar ninguém. Ao criar as suas maneiras de apresentar o seu produto ou serviço faça de forma verdadeira e que mostre aos seus prospects a amplitude de ação do seu produto ou serviço.

Esta foi a decima segunda dica do desafio de 21 dicas em 21 dias. Tenho certeza de que a dica de hoje vai te ajudar a conseguir boas vendas, pois já foi testada por centenas de vendedores com muito sucesso.

Abraços do Coach

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