Dica #16 Fechando a venda com o Cliente

Dica #16 Fechando a venda com o cliente

Bem, entramos agora na ultima etapa do funil de vendas, o fechamento da venda.

Se você fez todas as etapas anteriores com maestria vai sentir uma grande facilidade para fechar a venda, neste momento o seu prospect já está pedindo para fechar logo o pedido. Simples assim.

Vendas que tem fechamentos difíceis geralmente indicam que uma ou mais etapas anteriores não foram realizadas conforme tem que ser. Então o que ficou faltando acaba dificultando esta etapa.

Você pode estar pensando que os fechamentos estão cada vez mais difíceis, exigindo mais e mais esforço de fechamento, renúncia de receitas por descontos infinitos e mais um monte de concessões exigidas certo? Sim, isto acontece sim, mas pare um pouco e puxe a sua memória uma negociação difícil que você teve, avalie como foi a preparação desta negociação, como você executou cada uma das etapas anteriores do funil de vendas. Você vai ver que em alguma delas ficou a desejar e isto acabou com a dificuldade na negociação.

Quando você trabalha cada uma das etapas do funil com maestria a venda chega no fechamento naturalmente, você consegue vender valor e não preço e ainda fideliza o seu cliente, pois o mesmo consegue ver a parceria nas suas ações.

Quando você não trabalha as etapas adequadamente sente muitas dificuldades na movimentação dentro do funil e esta dificuldade vai desaguar no momento do fechamento e geralmente quem sai perdendo nesta situação é você querido vendedor.

O fechamento de uma venda é semelhante ao beijo que acontece no final de uma sedução bem realizada, acontece naturalmente, com o prospect querendo se tornar o seu cliente e acreditando que fez um ótimo negócio.

Mas Miguel, como eu faço para executar o fechamento do pedido? Esta é uma dúvida bem comum, muitos vendedores tem esta dificuldade, pois tentam fechar fora da janela de tempo que eu chamo de Janela de fechamento.

Quando você chega na oferta de preços, o próximo passo é pedir o pedido, isto mesmo, simples assim.

O fechamento do pedido depende mais das suas ações dentro das etapas anteriores do funil de vendas do que de qualquer técnica de vendas ou técnica de fechamentos.

Ah, e não se esqueça, muitos compradores tem uma crença que você tem gorduras para queimar então eles vão pedir descontos e concessões.

Lembre-se, não dê nada de graça, troque.

Quer 10% de descontos? Ok, pague a vista.

Quer um prazo de pagamentos de 30-150 dias? Ok, compre mais 2 peças

E assim por diante, vá negociando, venda caro cada concessão, cada vez que você concede alguma coisa é necessário receber alguma coisa em troca.

Esta foi a decima sexta dica do desafio de 21 dicas em 21 dias. Tenho certeza de que a dica de hoje vai te ajudar a conseguir boas vendas, pois já foi testada por centenas de vendedores com muito sucesso.

Abraços do Coach

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *