Dica #17 Reforçando a entrega

Dica #17 Reforçando a entrega (trabalhando a expectativa do cliente)

Esta é uma dica curtinha, pois ela tem validade apenas depois do fechamento do pedido, depois que o prospect tornou-se seu cliente.

Mas ela é tão importante quanto as outras discas, pois evitará um mundo de problemas para você quando a entrega do pedido acontecer.

Não existe nada pior do que esperar a entrega de uma compra e quando ela acontece tem alguma coisa em desacordo com as suas expectativas. Se você já passou por isto sabe bem do que eu estou falando não é mesmo?

Então, este tipo de problema é fatal para a quebra da confiança que você construiu em cada etapa do processo de vendas, e por mais que você não tenha culpa, acaba sobrando para você.

Entenda que a responsabilidade da venda é sua e é assim que o seu cliente vai se lembrar. Mesmo que não seja você que faça a entrega do pedido a responsabilidade de acompanhar será sempre sua, mas isto eu vou falar na próxima dica.

Ainda estamos em tempos de fechamento do pedido, ou seja, seu prospect se transformou em um novo cliente, semelhante a transformação de uma lagarta em uma linda borboleta.

É neste momento que você como vendedor tem o dever de entender quais são as expectativas do novo cliente, validar com o que será entregue e aparar as arestas.

É aqui que você ganha mais ainda o respeito do seu novo cliente, pois aqui você nivela as expectativas com a realidade.

Quando o pedido chegar as expectativas do seu cliente serão atendidas, porque você teve o cuidado com este aspecto importante da venda. O que o cliente espera receber.

Não existe nada mais frustrante do que receber uma entrega diferente da compra. A sensação de tempo e esforço perdido é muito grande, e mesmo não sendo a sua culpa o cliente vai se lembrar disto por  muito tempo.

Esta semana mesmo aconteceu comigo, eu comprei pela internet em um site famoso de vendas peças para o meu carro. Tem como errar nisto? Lá no site tem toda a descrição do produto, a aplicação, o valor, o tempo de entrega, tudo que é necessário para realizar a compra com segurança.

E o que aconteceu? A empresa cometeu um erro grave, me mandou a peça errada. Pensa no transtorno que isto me causou?

Esta é a grande importância de nivelar a expectativa do cliente, para que ele receba exatamente o que ele está esperando, pode ser até um pouco mais, mas nunca menos.

Esta foi a decima sétima dica do desafio de 21 dicas em 21 dias. Tenho certeza de que a dica de hoje vai te ajudar a conseguir boas vendas, pois já foi testada por centenas de vendedores com muito sucesso.

Abraços do Coach

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