Dica #18 Acompnhando a entrega ao cliente

Dica #18 Acompanhando a entrega ao cliente

Ah! para Miguel, o que eu tenho que ver com a entrega ao cliente? Se for assim eu não vou vender mais, vou até me transferir para o setor de entregas da empresa.

Eu já ouvi estas afirmações muitas vezes, geralmente  quando eu falo para vendedores sobre acompanhar as primeiras entregas.

É incrível como muitos pensam que o papel do vendedor é somente vender e se esquecem que se a entrega for ruim, principalmente a primeira entrega ele não mais venderá para aquele cliente.

Então, não adianta nada fazer um trabalho sensacional de prospecção, qualificação, apresentação e fechamento se na entrega principalmente nas primeiras a coisa desanda.

Então a dica de hoje é sobre isto. Acompanhe as primeiras entregas do seu novo cliente, não meça esforços para que tudo saia dentro do que foi combinado e assim mantenha a satisfação do seu cliente em alta.

Cliente satisfeito é o princípio de uma nova venda, de indicações para novos prospects para o seu funil, de depoimentos positivos para as suas apresentações, enfim, é sem dúvida nenhuma o melhor dos mundos para o vendedor.

Você sabe quando a venda termina?

Antigamente uma venda terminava na entrega, depois o conceito evoluiu para o recebimento, porém eu te digo, uma venda termina quando você abre uma nova venda no mesmo cliente.

Pois só repete o pedido cliente que está satisfeito com o atendimento, com o produto ou serviço, satisfeito com os resultados que ele alcançou com o negócio realizado com você, caso contrário ele só vai comprar de você uma vez.

Então fique atento as entregas dos seus novos clientes.

E para quem trabalha no varejo, como funciona este acompanhamento?

Boa pergunta, e a resposta é uma só.

Quando você está vendendo um produto para o seu prospect é importante saber qual é a necessidade dele, e vou explicar isto em exemplos.

Supondo que você vende sapatos femininos e uma cliente está comprando um sapato para um casamento. O Vendedor ligar no dia seguinte ao casamento e perguntar como foi, se a cliente ficou satisfeita com o sapato, como ela se sentiu usando o sapato, se combinou com a roupa e se ficou bom. Mas Miguel, perguntar isto para os meus clientes? Sim, isto se chama relacionamento e vai fazer você dobrar as suas vendas. O mesmo exemplo podemos dar para um vestido para a festa, um tênis para um esporte, um novo óculos de sol, um aparelho para os dentes, uma cirurgia de implantes dentários e por ai vai, podemos dar aqui milhares de exemplos de como você pode acompanhar a entrega dos seus produtos no varejo.

Sabe qual o nome que damos para esta ação? Pós-Venda.

Mas este assunto eu vou abordar na próxima dica.

Esta foi a decima Oitava dica do desafio de 21 dicas em 21 dias. Tenho certeza de que a dica de hoje vai te ajudar a conseguir boas vendas, pois já foi testada por centenas de vendedores com muito sucesso.

Abraços do Coach

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