Dica #19 A importancia do Pós-Venda

Dica #19 A importância do pós-venda

Pós-Venda, será que esta ação é mesmo importante nos dias de hoje?

O Pós-venda é uma das ações mais importantes hoje em dia porque entre outras coisas mantém clientes fidelizados e deve ser tão bem cuidada que fez por merecer em algumas empresas ter um departamento inteiro focado nisto.

Ao manter um bom atendimento inclusive após o fechamento da compra, o cliente percebe a seriedade e a importância que sua empresa dá aos consumidores e cria uma relação mais sólida e fidelizada com a empresa.

Mas uma duvida antiga é: Quem deve ser o responsável pelo pós-venda?

Bem, quando falamos de uma empresa grande, com uma boa estrutura, ter um departamento inteiro com pessoas focadas no sucesso do cliente sem dúvida nenhuma é sensacional.

Porém o que vemos na prática é que temos muitas pequenas empresas que não tem a menor condição estrutural de ter um departamento de pós-vendas, por isto a única alternativa neste caso é que o vendedor mesmo se encarregue de fazer este trabalho tão importante e em alguns casos fundamental para a continuidade dos negócios.

Dependendo da área de atuação, se não tiver o pós-venda não acontecem novos negócios, e isto independe do produto ou serviço que você vende.

Vou dar um exemplo para facilitar o entendimento.

Vamos falar do representante comercial que trabalha com móveis.

O trabalho de vender móveis da indústria para a rede varejista passa por todos as etapas do funil de vendas, mas a venda em sí não garante a repetição de pedidos, o que vai garantir a repetição de pedidos é a aceitação dos consumidores, ou seja o cliente do varejo.

Imagine o tamanho do esforço de vendas de um representante, depois do pedido a indústria entrega o móvel e o mesmo vai para o depósito do lojista sem nenhuma garantia de que será exposto na pista de vendas.

O móvel no deposito do lojista não garante novos pedidos para o representante, então o trabalho de pós-venda tem que garantir a exposição do móvel.

Sabemos também que o vendedor tem maior facilidade em vender os produtos que ele gosta e também que ele tem mais conhecimento, e para isto é importante o representante fazer o treinamento dos vendedores, e atuar no engajamento deles com o produto.

Este é um exemplo do pós-venda e que dá a exata importância de se fazer um pós-venda para a continuidade dos negócios.

O correto é que todo vendedor precisa entender que o pós-venda é fundamental para a perpetuação dos negócios, seja o trabalho feito por um departamento focado ou pelo vendedor.

Esta foi a decima nona dica do desafio de 21 dicas em 21 dias. Tenho certeza de que a dica de hoje vai te ajudar a conseguir boas vendas, pois já foi testada por centenas de vendedores com muito sucesso.

Abraços do Coach

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