Dica # 20 Como fazer o pós venda

Dica #20 Como fazer o pós venda

A dica de hoje foi criada para te ajudar a fazer o pós-venda.

Então vamos dividir o pós-venda em duas situações, as vendas de uma forma geral e as vendas do varejo.

As vendas de uma forma geral o pós vendas deve ser realizado em todas as entregas de pedidos, ajudar o cliente no uso do seu produto, na armazenagem e manuseio  e se o seu cliente for uma distribuidora, ensinar os vendedores do seu cliente a venderem os produtos.

Lembre-se sempre de dar dois tipos de treinamento para os seus clientes, treinamento técnico de produto e de mercado, e o treinamento de vendas para os vendedores do seu cliente em caso de distribuidoras.

Acompanhar os números do seu cliente é muito importante, vai te ajudar a montar estratégias para ajudar seu cliente.

Mas Miguel, meu papel não é só vender? Sim, mas também é seu papel fazer o pós venda, e não adianta nada vender uma vez só para o cliente e ele só vai comprar mais de uma vez de você se tudo der certo e o cliente estiver satisfeito com você e com o produto ou serviço que você vende.

Lembre-se de que até aqui estamos falando de vendas da indústria para as distribuidoras ou de uma distribuidora para os demais clientes e neste caso estamos falando de uso e consumo e distribuição.

No caso do varejo como a venda é bem individualizada o pós venda se concentra no sentimentos dos clientes consumidores e lembre-se sempre que o cliente não compra um produto específico e sim o que o produto significa para ele, então o pós venda se concentra nos sentimentos e avaliação das pessoas.

É o caso de todos os produtos vendidos em lojas, manter uma rotina de ligar para o cliente alguns dias depois da compra para saber como o cliente está se sentindo com a sua compra e com o uso dela.

Em tempos de grande carência de atenção, onde muitas pessoas não estão acostumadas com pequenas atenções, esta ação com toda certeza vai fazer muita diferença nos seus resultados de vendas.

Portanto, tenha como um hábito fazer pós-venda, pois além de entender o mecanismo de perpetuação dos negócios, de fidelização dos clientes você ainda vai se manter sempre na presença dos seus clientes e como diz um velho ditado, quem não é visto não é lembrado.

Você não pode estar na frente do seu cliente somente na hora de vender, perde a conexão, a empatia, e dá cheiro de visitas por interesse. E em nossa cultura pessoas interesseiras não são bem recebidas.

Esta foi a vigésima dica do desafio de 21 dicas em 21 dias. Tenho certeza de que a dica de hoje vai te ajudar a conseguir boas vendas, pois já foi testada por centenas de vendedores com muito sucesso.

Abraços do Coach

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