Dica #21 Abrindo uma Nova venda

Dica #21 Abrindo nova venda

Pronto, chegamos ao final do nosso desafio, 21 dias em 21 dias.

Quando termina uma venda? Quando iniciamos a próxima venda!

É isto mesmo, enquanto não terminamos o ciclo inteiro de uma venda não podemos iniciar uma outra venda no mesmo cliente, e olhe que coisa interessante, quando o cliente compra novamente de você é porque ele dá por encerrada a venda anterior e te dá um atestado informar de satisfação.

Muito legal né?

Analisar as vendas sob esta ótica faz muita diferença para o vendedor, para o cliente a coisa fica meia natural, ele está satisfeito com a ultima entrega, com o ultimo atendimento, então ele faz uma nova compra.

Mas então se um cliente me fez apenas uma compra significa que ele não ficou satisfeito? Nem sempre, para entender melhor vamos analisar a situação?

O cliente não te comprou mais o que pode ter acontecido?

Primeiro: Você não fez pós venda e por isto não sabe se o cliente ficou insatisfeito com a entrega, com o produto ou serviço, talvez ele não tenha usado, ou até quem sabe ele usou e não gostou, pode ser que tenha acontecido um monte de problemas e que você não ficou sabendo, porque nem todos os clientes tem como habito de reclamar das coisas.

Segundo: Como você não fez pós venda e sumiu, algum outro vendedor mais atencioso pode ter vendido para ele o mesmo produto que você vende ou até mesmo um similar e você ainda não ficou sabendo.

Terceiro: O seu produto foi usado de forma errada e por isto não foi aprovado por quem usa dentro do seu cliente. Olha o pós venda aí te tirando do sufoco.

Quarto: Como você só aparece na frente do cliente na hora de vender e comprou novamente do primeiro que passou vendendo, pois ele se esqueceu de você.

Quinto: Porque você não mereceu ser o fornecedor do seu cliente, o cliente entendeu que sua intensão era somente a venda e que não estava nem aí para ele e para as dificuldades no uso, na venda, na distribuição do seu produto e aí ele tende a comprar do fornecedor mais barato.

E assim podemos listar mais de uma centena de motivos porque você não conseguiu repetir a venda no cliente, mas o mais importante é que qualquer motivo que seja todos tem um ingrediente que gerou o fato, a falta de pós venda.

Quer tirar o próximo pedido no cliente?

Faça pós venda.

Quer aumentar o mix de produtos ou serviço no cliente?

Faça pós venda

Quer ter um cliente fidelizado?

Faça pós venda

Pós venda é a ultima etapa do funil de vendas, inclusive ela fica ffora do funil para que você nunca se esqueça de que o custo de aquisição de um cliente é muito alto, muito esforço, muito planejamento  e muito trabalho.

O pós venda é uma das mais eficientes técnicas de fidelizar o cliente e manter ele dentro do seu funil para novos negócios.

Ah! E a próxima venda?

Bem, ela virá naturalmente, não precisa mais de nenhuma outra ação por parte do vendedor, apenas fazer o pós venda correto.

Ter uma rotina de pós venda com os seus clientes vai te fazer um vendedor com muito sucesso e rico.

Esta foi a última dica do nosso desafio de 21 dias em 21 dias. Espero que você use cada uma delas e que elas possam te ajudar grandemente nas suas vendas.

Um abraço do Coach.

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