Dica #4 – A importância de Prospectar clientes

Dica #04A importância da Prospecção

A prospecção é de longe a mais importante ação de vendas que existe desde os tempos das primeiras vendas. Como vender meus produtos ou serviços se eu não sei para quem vender.

Esta inclusive é a primeira pergunta que eu recebo de muitos vendedores que estão participando de um processo seletivo, “vocês já tem uma carteira formada?”

Pois é, e se a empresa não tem, porque é nova, ou está abrindo região? Como resolver esta questão? Dentro de uma gama muito grande de ações a que mais dá resultados é a prospecção. Ter uma rotina de prospecção é que mantém o seu funil de vendas sempre cheio e em movimento.

Quando um vendedor ou uma empresa não tem uma rotina de prospectar clientes acaba amargando uma baixa nas vendas e tem que fazer um investimento maior em propaganda e marketing.

Veja bem, não tenho nada contra propagandas e ações de marketing, muito pelo contrário, eu tenho a exata noção da importância disto, porém, um vendedor sem hábito de prospectar fica refém de muitas ações que estão fora do seu controle.

Quando sou chamado para fazer uma consultoria para aumento de volume de vendas a primeira questão que eu olho e noto é exatamente a falta de uma rotina de prospecção de clientes.

E quando a situação é no varejo, ou seja, eu tenho uma loja e preciso aumentar as vendas, é possível prospectar?

A resposta é um sonoro sim. A prospecção não é uma ação de um segmento somente, ela é de todos os segmentos e mesmo uma loja precisa prospectar, precisa ter a sua rotina de prospecção, não pode montar base apenas na estratégia de atrair clientes que passam na porta da loja ou na estratégia de promoções de preços.

Prospectar para o vendedor de varejo é tão importante quanto para qualquer vendedor, fazer a sua própria carteira de clientes para realizar o trabalho de vendas com muita tranquilidade não dependendo de fatores externos que na maioria das vezes estão fora do controle do vendedor.

Lembre-se sempre de criar um hábito de prospectar clientes e jamais terá problemas em bater as metas de vendas.

Esta foi a quarta dica do desafio de 21 dicas em 21 dias. Tenho certeza de que a dica de hoje vai te ajudar a conseguir boas vendas, pois já foi testada por centenas de vendedores com muito sucesso.

Abraços do Coach

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