Dica #5 – A diferença entre Lead e Prospect

Dica #05A diferença entre Lead e Prospect

Qual é a diferença entre Lead e Prospect, esta é uma dúvida de muitas pessoas. A dúvida acontece porque estes são termos relativamente novos para a grande massa de vendedores e entender o que cada um significa ajuda muito na tomada de decisão para ação de vendas.

Um Lead é um contato interessado no seu produto ou serviço, o termo vem do Marketing principalmente o do Marketing digital que tem uma ação chamada de Geração de Leads.

Com a grande disseminação do Marketing Digital principalmente pelo uso em massa das redes sociais a palavra Lead tem se tornado um termo bastante usado no meio das vendas.

E você deve ter em mente o que ela realmente significa e representa, é apenas uma pessoa com interesse pelo seu produto ou serviço, e este interesse pode ser pequeno, apenas uma curiosidade ou pode ser um grande interesse, um desejo ou até mesmo uma necessidade.

E é exatamente pela intensidade do interesse que classificamos o Lead ou o Prospect.

E o que é um Prospect?

Bem, o Prospect é um cliente em potencial, qualificado, com interesse suficiente para comprar o seu produto ou serviço.

O prospect é diferente do lead exatamente no nível de interesse.

Na vida real, longe do mundo digital eu criei uma classificação que uso com muito sucesso, o lead é aquele contato que você tem e que não sabe no que vai dar, alguns tem pouco ou nenhum interesse, alguns não tem nenhum interesse neste momento e alguns tem muito interesse.

Os leads são colocados na boca do funil de vendas, ou seja a entrada, e vão ficar por lá para serem trabalhados.

A primeira ação que eu tenho no funil de vendas é qualificação ou classificação. Normalmente eu faço no mínimo uma ligação telefônica para cada lead que está na boca do funil e assim através de perguntas eu consigo levantar o nível de interesse de cada lead. Se o lead tem muito interesse ou já usa o meu produto ou serviço, eu mudo a classificação do Lead em Prospect e movimento ele dentro do funil.

E o que eu faço com os Leads?

Bem mantenho eles na boca do funil porque hoje ele não é um prospect, mas amanha poderá ser de acordo com os produtos ou serviços que eu vendo.

Esta foi a quinta dica do desafio de 21 dicas em 21 dias. Tenho certeza de que a dica de hoje vai te ajudar a conseguir boas vendas, pois já foi testada por centenas de vendedores com muito sucesso.

Abraços do Coach

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