Dica #8 A Importancia da qualificação

Dica #08A importância da qualificação

Na dica anterior eu falei sobre a qualificação e dei uma adiantada na importância de se qualificar os leads, agora vou me aprofundar no tema pois assim como construir uma base sólida é necessário para se erguer uma casa em cima, uma base sólida também é necessária para se construir um funil de vendas que traga resultados extraordinários em vendas.

A grande função da qualificação e nortear os vendedores e seus esforços de atendimento aos clientes, uma vez que Leads bem qualificados geram receita para a empresa e para o vendedor, leads não qualificados geram despesas para a empresa e para o vendedor.

A maior importância de se qualificar os leads é evitar despesas desnecessárias, perda de tempo em atendimento sem vendas, e a desmotivação decorrente de visitas sem resultados.

Pois bem, a única maneira de evitar isto é qualificando os leads no funil, assim você vai trabalhar somente os leads que que são o seu cliente ideal, ou seja, aqueles clientes que tem grande chance de comprar o seu produto ou serviço, logo após você qualifica os clientes quase ideais, ou seja, são os clientes que tem uma chance média de comprar e no final você qualifica os clientes que tem uma pequena possibilidade de comprar.

O que sobrar dos leads vão ficar na boca do funil ou simplesmente você descarta.

Este tipo de qualificação é bem eficaz porque ela vai te nortear os clientes que devem ser trabalhados primeiro e que vão facilitar para você bater a meta de vendas, em alguns casos os próprios clientes chamados de ideais vão resolver a sua meta.

Porém quando isto acontece você não deve se esquecer dos clientes quase ideais porque eles também são clientes importantes na sua carteira, apenas vão exigir um esforço maior para fechar os negócios.

O mais importante da qualificação é que ela vai tornar a suas ações em vendas muita mais assertivas, reduzindo as despesas de vendas, reduzindo o tempo para ser realizada e é claro manter em alta a motivação individual do vendedor.

O ativo mais importante que uma equipe de vendas pode ter é tempo para atender a todos os clientes e realizar excelentes negócios.

Esta foi a Oitava dica do desafio de 21 dicas em 21 dias. Tenho certeza de que a dica de hoje vai te ajudar a conseguir boas vendas, pois já foi testada por centenas de vendedores com muito sucesso.

Abraços do Coach

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