Dica #9 – Qualificando os seus Leads

Dica #09 – Qualificando os seus Leads

Chegamos em um bom momento, a hora de qualificar os seus Leads. Já falamos da parte conceitual da qualificação e da real importância desta ação.

Agora vamos falar de como qualificar os Leads que estão na boca do funil e dar o ponta pé inicial da classificação.

A primeira parte desta dica é: “Use o conhecimento do mercado e do seu produto para qualificar os seus Leads.”

Então vamos lá para ficar mais fácil para você entender, vamos supor que você venda vestuário feminino, então o óbvio é que você pegue todas as mulheres que estão na sua lista de leads certo? Quase certo. Você ainda precisa melhorar a sua qualificação. Neste caso as roupas que você vende são voltadas para que tipo de mulher, faixa de idade, tamanho, tipo de evento e assim por diante.

Com toda a qualificação definida você pode iniciar a qualificação dos Leads.

Inicialmente você separa todos os Leads que tem potencial para comprar o seu produto ou serviço, a primeira qualificação é simples mesmo, apenas uma separação entre quem pode e quem não pode comprar o que você vende.

Com os Leads separados você vai dividir em 3 grupos, sendo o primeiro grupo os leads que você vai considerar o seu cliente ideal, ou seja, o que tem o maior potencial de comprar de você, depois você passa para o segundo grupo, aqueles Leads que tem potencial mas que você acredita que terá um pouco de dificuldades para vender para eles e para encerrar você monta o terceiro grupo, o que apesar de ter potencial para comprar de você  será o mais difícil de vender devido a uma série de fatores, incluindo aí a falta de acesso a eles.

Mas e quanto a quantidade de Leads que eu devo trabalhar no meu funil, existe alguma dica?

Sim, existe.

Tudo depende do ticket médio do produto ou serviço que você vende, para tickets médios de baixo valor você só consegue ganhos com um volume grande de vendas, por outro lado, vendas de menor ticket médio são vendas mais fáceis de realizar.

Com um ticket médio mais alto eu recomento um total de 18 Prospects, sim agora já classificado podemos mudar o nome de Lead para Prospect que é um provável cliente. Separe os seus 18 prospects em 6 de alta potencial de compra, 6 de médio potencial de compra e 6 de baixo potencial de compra. E tenha sempre em mente os 18 prospects da vez.

Quando um prospect fecha negócio com você ele se finalmente se transforma em Cliente e neste caso você deve imediatamente promover um Lead a prospect e colocar no lugar dele.


É neste vai e vem da qualificação que você vai transformando Leads em Prospects e movimentando o seu funil de vendas.

E como eu faço a qualificação? Você deve estar se perguntando, e eu respondo. Pergunte ao seu Lead. Como? Existem duas maneiras que eu considero as mais efetivas, e depende muito do produto ou serviço que você vende.

Se você vende produtos ou serviços de uso pessoal, a primeira forma de qualificar é olhando nas redes sociais do seu Lead. Lá você terá acesso ao estilo de vida dele, do que ele gosta, o que ele usa, os lugares que ele frequenta, que tipo de comida e de bebida que gosta e assim por diante.

A segunda maneira que eu gosto e que dá muito resultado é ligando e conversando, sendo que você pode marcar uma visita e fazer perguntas a respeito do assunto. Pessoas quando notam que estamos interessados nele genuinamente acabam nos contando tudo que precisamos saber para fazer boas vendas.

Ainda existem mais formas para qualificar os Leads, e você pode e deve desenvolver as suas estratégias para isto e as formas vão depender dos produtos ou serviços que você vende.

Esta foi a Nona dica do desafio de 21 dicas em 21 dias. Tenho certeza de que a dica de hoje vai te ajudar a conseguir boas vendas, pois já foi testada por centenas de vendedores com muito sucesso.

Abraços do Coach

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