Turbine seu atendimento ao cliente para qualquer tipo de negócio

191Muito se fala a respeito de atendimento hoje, mas, o que vemos acontecer são muitos vendedores tentando concatenar a teoria com a prática no dia-a-dia dos negócios e muitas vezes sem sucesso.

Antes de tentar colocar qualquer dica em prática, precisamos entender o que é Atendimento ao Cliente. Em uma simples definição, é ato de atender, entender e vender. Na prática, atender o cliente é recepcioná-lo da melhor maneira possível para que ele se sinta confortável em falar sobre suas necessidades, tendo como suporte um vendedor que saiba (antes de fechar um pedido) fazer perguntas e que consiga encaixar seus produtos ou serviços como resposta as necessidades deste cliente.

Abaixo detalho em 03 dicas quais são os sentimentos você precisa ter em consciência na etapa de entendimento da necessidade para que consiga encaixar seu produto ou serviço como solução do problema de seu cliente.

 

1. Compreenda quais são as dores de seu cliente

Entender as dores dos seus clientes é de suma importância para que você foque no atendimento correto. Para que isso aconteça, você precisa estar disposto a se envolver com a dor dele, querer resolver esse problema, se comprometer com os resultados de seu cliente e conhecer muito bem o serviço ou produto que vende.

Se você  trabalha em uma loja de roupas femininas por exemplo,  deve saber quais são as principais dores que as mulheres tem e que são resolvidas com as roupas, afinal as mulheres não compram roupas somente para se cobrir e se aquecer, elas compram roupas pelo que a roupa significa para ela, e são significados diversos tais como seguir uma tendência de uso, mostrar um estilo de vida, transmitir sua personalidade, sentir-se num estilo diferente do que possuía anteriormente, e um grande número de motivos que, ao conhecer, faz de você um grande entendedor e um maravilhoso atendente.

A ideia é fazer uma lista das dores para que consiga conhecer os fatores que movem seus clientes. Na sequência poderá indicar os produtos que você já possui na loja contra-argumentando com os principais motivos/dores de compra que conseguiu detectar do cliente pelos gestos, pela situação em que se encontra atualmente, pelo tipo de produto que diz que procura.

2. Faça perguntas a respeito da satisfação do cliente

A segunda dica é extremamente simples e muitas vezes negligenciada pelas pessoas que estão atendendo o cliente: fazer perguntas.

As perguntas vão te levar a um nível superior no atendimento, pois quando estamos preocupados com o nível de satisfação do cliente, ele capta uma poderosa mensagem.  “Este atendente está realmente comprometido com a minha satisfação”.

Note que até aqui estou usando a palavra Atendente e não Vendedor, pois as dicas que estou dando aqui são aplicáveis a qualquer tipo de atendimento, desde o atendimento do vendedor até o atendimento de um médico ou de um dentista.

Entender como funciona o sistema de recompensas do cliente faz toda a diferença no atendimento. Guarde isto na sua cabeça e lembre-se toda vez que estiver atendendo alguém.

Fazer perguntas a respeito da satisfação te leva a oferecer a coisa certa e que vai deixar o seu cliente satisfeito.

3. Ouça de verdade o seu cliente

Entrei em uma loja outro dia e disse a vendedora que procurava um sapato confortável e que a sola não fosse de borracha. Para minha surpresa a vendedora só apresentou sapatos com sola de borracha, ou seja, hora nenhuma ela me escutou de verdade.

Quanto esforço e tempo seriam economizados nas empresas se as pessoas cultivassem o hábito de ouvir na essência? Quantos mal entendidos podem ser evitados quando estamos atentos ao que os outros estão falando?

Pois é, desligue-se dos outros a seu redor, não pense nos próximos clientes que entrarão e que você precisa atender, não se importe com a meta que você precisa bater enquanto estiver atendendo um cliente. Ouvir verdadeiramente o seu cliente faz toda a diferença no atendimento, pois você evita retrabalho e ainda customiza o seu tempo, atendendo mais clientes em menos tempo pois, consegue gerar as perguntas certas na hora certa conforme as respostas são lançadas a você.

Conclusão

Dedique-se ao seu cliente que muitos outros virão através da poderosa ferramenta de marketing chamada indicação. Um bom atendente que entende seu cliente e apresenta as soluções que ele precisa (e  não as que ele pede, na maioria das vezes) será notado e lembrado quando o nome da empresa em que trabalha for citado novamente.

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